Como Desenhar uma Árvore Passo a Passo em 14 minutos
Nessa aula de desenho você vai aprender como desenhar uma árvore perfeita de um jeito super fácil!
Se você está cansado de desenhar assim:
E quer desenhar assim:
Continue lendo esse post!
Para compor lindas paisagens do seu desenho ou pintura, saber desenhar árvores é fundamental. E com esta técnica que você vai ver agora, você vai aprender como fazer um desenho de uma árvore em apenas 3 PASSOS!
Se preferir, você pode assistir ao vídeo em que eu ensino como desenhar uma árvore passo a passo, mostrando todas as etapas e com muitos detalhes para não ter dúvida nem erros!
Por que é tão difícil desenhar uma árvore?
O grande problema na hora de desenhar arvores é que você não está desenhando com uma VISÃO DE DESENHISTA.
“Como assim? Visão do desenhista?!”
Sim! É automático a gente desenhar árvores e outros objetos de forma iconográfica, como se fosse um símbolo, uma representação visual de duas dimensões do que seria uma árvore. Pense nos hieróglifos dos egípcios, é assim que fazemos lol
Mas para desenhar uma árvore realmente bonita e realista, é preciso pensar e ver ela em 3 dimensões!
Você deve estar se perguntando como fazer isso, né?
Não há nada melhor do que aprender na prática! Então vem comigo para entender!
PASSO 1 – Estrutura da árvore para desenho
Para começar nosso desenho de árvore, crie um esboço utilizando as formas geométricas básicas da árvore. Um cilindro representando o tronco e uma esfera para a copa da árvore.
Mas não acaba por ai, porque a árvore é muito mais complexa do que isso. Principalmente na área da copa, é preciso representar as muitas “massas de folhas” que compõem um todo.
Se você reparar e abstrair bem, vai perceber que a copa da árvore pode ser simplificada por outras pequenas esferas que representam estas “massas de folhas”. Então vamos esboçá-las agora para complementar nossos desenho de árvore.
Para te ajudar, você pode pensar nessas esferas como se fossem nuvens. Da mesma maneira, as nuvens podem ser desenhadas com pequenas esferas agrupadas que formam um todo maior.
Repare que as esferas ficam sobrepostas uma sobre as outras. É importante entender qual esfera está mais à frente e quais estão mais atrás, para dar ainda mais sensação de volume quando a gente começar a desenhar a copa.
Essa parte pode parecer meio complicada, mas tente acompanhar com atenção e cuidado. Veja o vídeo passo a passo caso fique difícil de entender, acho que vai te ajudar vendo na prática e em tempo real. Mas é muito importante que você faça este passo, porque vai ajudar demais a criar a sensação de profundidade e volume da árvore, principalmente quando a gente começar a parte do sombreamento do nosso desenho no próximo passo.
PASSO 2 – Desenhando a Copa da Árvore
Agora que temos o esboço no lugar, vamos começar a desenhar de verdade!
O desenho de árvores é um pouco diferente. Não vamos fazer traços normais e retos como estamos acostumados. A ideia aqui é usar traços em forma de espirais, bem parecido com um cabelo encaracolado!
Mas é importante notar que você deve criar variedade nessas espirais, para dar mais dinamismo e deixar o desenho mais interessante. Não faça espirais todas do mesmo tamanho, distância e abertura. Veja os exemplos da imagem para entender.
Agora, vamos começar a adicionar as espirais no desenho. Utilize o formato das esferas para se guiar e ir criando esses rabiscos. Eles são bem aleatórios ok? Não tem uma regra muito clara para isso, você pode ir posicionando de forma que considera mais bonito.
Outro ponto muito importante é não fechar e conectar essas espirais, faça pequenos blocos individuais que não se encostam para dar mais dinamismo. Principalmente no topo da árvore, que é a parte que recebe mais luz do sol e representamos isso com linhas mais suaves, finas, que não se conectam. Repare que o topo também é menos denso. E na parte inferior da copa da árvore, que tem mais sombra, faço as espirais mais agrupadas, densas e escuras para indicar a falta de luz.
Nas bordas da copa, faça de forma bem assimétrica ok? Porque a copa das árvores não são círculos perfeitos e iguais dos dois lados. Existem “escadas” e “quebras” e muitos galhos maiores e menores em toda a sua área.
Aplicando luz e sombra na copa da árvore
Com os traços básicos adicionados às esferas da copa, agora vamos utilizar a sombra para dar mais volume e realismo para nossa árvore! Basicamente, continuamos a adicionar as espirais nos locais onde há mais sombras, condensando ainda mais de forma a ficar praticamente todo preto.
Repare que eu sombreio principalmente a parte inferior das esferas. Porque a parte inferior é a que recebe menos luz do sol (daí a importância de termos desenhado esferas no esboço 😉 ). Vá sombreando a parte inferior das esferas e tente dar esse efeito circular, de volume.
Você também pode pintar as áreas mais escuras da forma tradicional, com traços riscados para acelerar o processo e deixá-las mais escuras.
PASSO 3 – Desenhando o tronco da árvore
Para desenhar o tronco da árvore, precisamos entender que a forma básica dela é um cilindro. Mas não um cilindro perfeito, reto e liso. O tronco no caso aqui, está inclinado e tem um galho bem largo no canto esquerdo, tomando a forma de uma espécie de “Y”.
Este galho também é um cilindro e está conectado ao cilindro maior.
Aplicando sombras e texturas no tronco da árvore
Com as formas básica no lugar, vamos sombrear o tronco da árvore. Da mesma forma que a copa, a parte direita recebe mais luz do sol enquanto a parte esquerda está mais na sombra. Portanto, vamos sombrear de forma mais densa na parte esquerda.
Da mesma forma que a copa, você pode utilizar traços longos, traços curtos ou rabiscos para fazer a sombra do tronco.
Também pode criar o “miolo” da árvore. Algumas delas tem esse olho, um buraco, no meio do tronco. Para indicá-lo, basta fazer uma espécie de redemoinho, com ovais inacabadas uma dentro da outra. E sombrear a parte interna dessa forma.
Na parte da luz, você pode criar traços aleatórios para indicar a textura da casca da árvore, fazendo linhas ou riscos irregulares e falhados.
Como desenhar galhos de árvore
Assim como os troncos, os galhos são cilindros. Com uma pequena diferença. Eles afinam na ponta, como um cone. E eles são ainda mais irregulares e aleatórios. Nessa referência que utilizamos não é possível ver os galhos, mas você pode desenhá-los pensando em cilindro saindo de vários lados e conectados.
Um detalhe importante, é não fechar a base dos galhos que estão ligadas ao tronco ou ao galho principal. Apenas indique um circulo aberto inacabado, assim ele ficará mais realista.
E ai está o desenho de uma ávore finalizado!
Considerações finais
Espero que você tenha curtido e aprendido a como desenhar uma arvore perfeita com este tutorial!
Caso seja necessário, você pode ver o vídeo que eu preparei mostrando o passo a passo de como desenhar árvores no meu canal do Youtube!
Aprendendo ainda mais de desenho
Agora que você aprendeu como desenhar arvore, porque não tentar aprender a desenhar montanhas, flores ou outros elementos da natureza para complementar suas paisagens? Dê uma passada no meu canal do Youtube para ver outros tutoriais de desenho passo a passo e dicas de desenho incríveis para aprender a desenhar melhor ainda!
Um abraço e até o próxima aula de desenho passo a passo!
Bora desenhar! 🙂
Ricardo Yamaguchi – Desenhista e Ilustrador
Me siga nas redes sociais :)