Como Desenhar Flores em 10 MINUTOS! (4 passos FÁCEIS)
Quer aprender como desenhar flores em menos de 10 MINUTOS?
Nesse tutorial de desenho eu vou te mostrar como!
Se você já tentou desenhar flores sabe que elas podem ser um tanto COMPLICADAS de fazer, certo? Por terem muitas pétalas, folhas e detalhes, são figuras aparentemente complexas demais para um desenhista iniciante aprender a desenhar.
“SIM! Como desenhar uma flor fácil pelamordedeus?!”
Acontece que, como eu sempre digo, no desenho tudo é uma questão de utilizar a TÉCNICA CORRETA. Com o caminho certo não existe absolutamente nada que você não possa desenhar. Com o desenho de flores não é diferente.
“Mas qual é essa técnica de desenho incrível para desenhar flores?!!”
Já te conto! Continua lendo e você vai entender finalmente como desenhar flores passo a passo!
Passo 1 – Simplifique a flor
Para este desenho, vamos utilizar esta foto de referência. Isso vai ajudar e muito no processo de entender como desenhar uma flor. Mais sobre isso a seguir.
Vamos começar desenhando este primeiro tipo de flor abaixo. Mais para a frente do post, vou mostrar como desenhar flores de diferentes tipos e formatos ok?
No desenho, é sempre bom começar pelo ESBOÇO. É nessa fase que você vai entender como conduzir os traços do seu desenho. Normalmente fazemos o esboço do desenho utilizando formas geométricas simples. Utilizamos formas geométricas porque isso simplifica e muito figuras aparentemente super complexas e difíceis de desenhar. Isso vai facilitar seu entendimento e seu desenho não vai parecer uma tarefa impossível!
No caso do desenho de uma flor, a grande maioria delas pode ser resumida com um simples círculo ou oval. Definir o formato geral da flor com uma forma geométrica vai facilitar muito começar o seu desenho.
Dica Importante: Por que desenhar com referências fotográficas?
Ah antes de avançar no nosso tutorial, ai vai uma dica super importante que eu recomendo muito!
Muita gente diz que não consegue desenhar flores porque simplesmente deixa de utilizar algo essencial: uma REFERÊNCIA FOTOGRÁFICA. Sem uma referência para se basear, fica difícil criar qualquer figura no papel.
Portanto, sempre desenhe com uma foto de referência do seu lado – nunca da imaginação. Pelo menos no começo, quando você ainda não tem uma “BIBLIOTECA VISUAL” extensa. Isso vai te ajudar a treinar sua capacidade de observação, que é uma habilidade fundamental para evoluir no desenho.
Passo 2 – Direção das pétalas
Agora, que você definiu a forma básica da sua flor, vamos desenhar as linhas que indicam as pétalas.
A ideia aqui é entender qual a direção de cada uma das pétalas, assim como a distância entre elas e o tamanho de cada uma delas. Todas as pétalas partem do centro da flor, nossos traços também devem seguir esse movimento.
Para definir a linha da primeira pétala, comece com um traço no centro do círculo e trace a linha de acordo com o formato da pétala da foto de referência.
Para te ajudar a desenhar a linha, sempre se guie pelo centro da pétala. Imagine uma linha saindo da base da pétala, passando pelo seu centro exato até a ponta dela.
Quando você for desenhar com referência fotográfica, tente manter seu olho 50% do tempo na foto e 50% no papel. Pode ser um pouco estranho a princípio, mas vá treinando esse jogo de olhar a referência e o papel de desenho porque vai te ajudar muito a ser mais preciso e chegar a desenhos mais coerentes. Eu diria que praticamente, antes de fazer cada traço novo você deve olhar para a figura de referência e ter certeza da direção da linha que irá fazer no papel!
Após fazer a primeira pétala, olhe bem para a referência, escolha a próxima pétala que irá desenhar e faça o segundo traço. Lembrando sempre de entender a distância entre elas, o formato, a direção e o comprimento dessa linha!
Faça isso até encontrar todas as linhas que indicam a direção das pétalas.
Passo 3 – Desenhando as formas externas da flor
Esboço no lugar, agora é hora de desenhar de verdade!
Cada pétala é formada basicamente de 2 traços: um traço que define a borda esquerda e outro que define a borda direita.
Para desenhar as bordas de uma pétala, podemos utilizar o mesmo processo do passo 2. Só que em vez de fazer a linha guia central, vamos desenhar as duas bordas que vão dar o “volume” e forma final.
Analise bem a imagem de referência, escolha a pétala da flor que irá desenhar e entenda a largura dela e onde você vai posicionar este primeiro traço. Partimos do centro da flor novamente e traçamos até a ponta, tocando mais ou menos a linha guia.
Para o segundo traço, faça o mesmo processo. Dessa vez, atente-se para tocar e juntar esta linha com o primeiro traço.
Faça o mesmo para cada pétala da flor. Assim vamos desenhando todas até o fim da flor desenho.
Para desenhar o miolo da flor, podemos simplificar o desenho. Afinal, está área costuma ser extremamente complexa e difícil de reproduzir fielmente. Saiba que o desenho é a arte de simplificar!
Faça pequenas hastes com bolinhas nas pontas. Muito parecido com o que fizemos no passo 2!
Detalhe importante sobre o esboço
Encare o esboço apenas como um guia. Se, enquanto você estiver desenhando perceber que ele está no lugar errado, você pode ignorá-lo completamente e fazer o traço onde ele deve ficar. Veja o esboço como uma guia de parâmetro, e não uma regra imutável, ok?
Passo 4 – Sombrear a flor
Flor quase finalizada!
Nesse passo vamos dar um pouco mais de vida para o desenho da flor! E para isso a LUZ E SOMBRA vai ter uma papel importante. É a sombra a grande responsável por passar a sensação de volume e profundidade nos desenhos.
Nesta flor em específico temos pouca sombra. Mas podemos indicá-la no miolo, que costuma ser a parte mais escura das flores. E também podemos utilizar o contorno para dar um pouco mais de volume para o desenho. Tente fazer um contorno que varia o traço grosso para o fino nas curvas.
Se você tiver ai um lápis 6B ou 4B, utilize-o para sombrear. É muito mais fácil, rápido e melhor para sombrear. Assim ela não vai ficar “riscada” e cheia de traços visíveis.
Nesta parte, não tem muito um ponto final. Cada um sente quando deve parar. Vá sombreando o desenho da flor até o momento que achar que está finalizado.
E pronto! Desenho de flor concluído! 🙂
Como desenhar flores com variações de formato
Essa mesma técnica pode ser aplicada para qualquer desenho de flor. Para botões de flores, para flores complexas com mais pétalas, rosas, girassol, lótus e até para flores com formatos mais exóticos como a orquídea. E também para qualquer estilo de desenho, para flor realista, cartoon ou tipo ilustração.
Sempre utilize esses quatro passos para desenhar flores:
• Simplificar com formas geométricas
• Definir a direção das petalas com linhas
• Desenhar as formas
• Sombrear o desenho da flor
Seguindo esses passos eu tenho certeza que você vai conseguir desenhar uma flor perfeita!
Um exemplo de como desenhar uma flor diferente
Veja abaixo como estes quatro passos são aplicados em um outro tipo de flor.
Assista o processo completo de como desenhar uma flor passo a passo em neste vídeo que eu preparei. Você vai encontrar todos os passos e dicas extras de como se desenha uma flor bonita!
Mais tutoriais de desenho
Hoje você aprendeu como desenhar uma flor simples, mas tem muito mais! Se você quiser aprender ainda mais como desenhar, veja este outro post com um mini Curso de desenho para Iniciantes. Aproveite e veja outros tutoriais de desenho passo a passo no meu canal do Youtube! Lá você vai encontrar mais tutoriais e dicas de desenho incríveis para aprender a desenhar melhor ainda!
Um abraço e até o próximo tutorial de desenho passo a passo!
Bora desenhar! 😊
Ricardo Yamaguchi – Desenhista e Ilustrador
Me siga nas redes sociais :)