Desenho de observação: dicas incríveis para desenhar melhor e rápido
Nessa aula você vai aprender como fazer um desenho de observação. A técnica de desenho de observação que vou te passar aqui é bem simples, porém te levará a fazer desenhos melhores de forma rápida e prática.
Se você já desenha há algum tempo, e ainda não consegue copiar razoavelmente bem uma referência, você encontrou o artigo que vai te ajudar a dar esse passo a frente.
Se você está cansado de fazer desenhos tortos, assimétricos e sem proporção, assim:
E deseja fazer desenhos assim, leia o artigo até o final.
Não se preocupe, este artigo vai te ensinar com exercícios práticos e técnicas fundamentais para fazer o desenho que você tanto sonha. A partir daqui você conseguirá desenvolver habilidades que te levarão a fazer cópias de desenhos, referências e fotos.
O que é o desenho de observação?
O desenho de observação é simplesmente utilizar uma referência, seja um objeto ou uma fotografia e fazer uma cópia o mais semelhante possível com base na técnica de observação.
Para iniciar com o seu desenho de observação, você não precisa de nenhum material especial, são apenas necessários lápis, lapiseira, estilete, lixa, papel e um objeto simples do seu cotidiano. Se quiser saber mais sobre os materiais de desenho, não deixe de conferir o artigo Material de desenho para iniciantes: 5 Materiais ESSENCIAIS que VOCÊ DEVERIA TER!
Este objeto do cotidiano citado pode ser um objeto de decoração, um utensílio de cozinha, um brinquedo, um eletrônico, uma fruta, uma planta, animais ou qualquer outra coisa que te agrade e que você tenha em casa para realizar o desenho de observação.
O treino da técnica de desenho de observação irá te auxiliar no desenvolvimento da sua capacidade de percepção e observação, reproduzindo o desenho de forma mais realista possível, levando em consideração, a forma, a proporção, o alinhamento e o volume.
A importância do desenho de observação
O desenho de observação é uma importante técnica para o desenhista. O objetivo fundamental do desenho de observação é desenvolver a sua régua visual, que é a capacidade de medir, posicionar, relacionar, compor e alinhar elementos do desenho de forma correta.
A importância do desenho de observação é imprescindível para o desenvolvimento de habilidades para qualquer desenhista desenhar bem a partir de uma referência, seja essa referência, uma imagem, foto ou objetos reais.
Esta capacidade de análise é a habilidade mais básica do desenhista. O primeiro passo antes de você iniciar seus estudos dos 7 fundamentos do desenho artístico. Que são conceitos mais intermediários e que te ajudam a simular a realidade corretamente. E com a devida prática, chegar no tão sonhado desenho de imaginação.
Teste a sua observação
Vamos começar com um exercício simples para treinar a sua capacidade de observação. Preste atenção na figura abaixo:
A seguir temos um compilado de imagens bem semelhantes à anterior, porém com alguns detalhes que as diferem entre si.
A sacada para este exercício é: não tenha pressa, observe com cautela, paciência e muito cuidado. Lembre-se, você está apenas começando a treinar seu olhar.
Quando se sentir preparado, escolha qual das imagens abaixo é semelhante com a figura anterior:
Se após seguir a dica anterior, você chegar a conclusão que a imagem que é semelhante é essa, você ACERTOU:
A princípio parece fácil, mas nem sempre é, principalmente se passarmos a observar desenhos com muitos detalhes e com nível de complexidade alto.
Se você não tem a habilidade de observação bem desenvolvida, pode ser complicado extrair os pontos importantes do objeto e encontrar padrões para realizar a cópia através do desenho de observação.
Aqui temos mais uma vez, a definição das razões para aplicar o desenho de observação, a técnica vai te auxiliar a ter um olhar atento, e treiná-lo o máximo possível para comparar figuras.
Uma dica incrível e simples é separar mentalmente a imagem em quadrantes ou em partes que você pode observar facilmente. Observe um determinado quadrante e faça um jogo de comparação dos elementos com a referência original. Então siga para o próximo quadrante, até encontrar as diferenças. Para trazer isso para o seu papel, observe por quadrantes e faça um jogo de eliminação:
Tenha em mente que para desenhar bem é necessário treinar suas habilidades, assim você poderá subir com precisão degrau a degrau. O desenho de observação permite que você escolha objetos de referência com um nível de complexidade maior e assim, que você consiga avançar com os seus desenhos.
Fazendo um desenho de observação
Para começar um desenho de observação e logo de cara ter um resultado incrível, siga as dicas fáceis e práticas a seguir:
Como medir a proporção no desenho de observação
Alguns pontos devem ser observados antes de colocar o desenho de observação no papel. Primeiramente, atenção na proporção, deve-se verificar a partir do objeto escolhido a largura e comparar com a altura.
Ao observar essas proporções, pode-se fazer uma relação da altura vs largura utilizando um lápis para efetuar um cálculo aproximado do objeto de referência escolhido para o desenho de observação.
Neste ponto, atente-se ao que chamo de régua visual, que é sua capacidade de observar toda e qualquer proporção, enquadramento e ângulo do objeto escolhido.
No exemplo aplicado a seguir, eu utilizarei um game boy. A primeira etapa é se atentar às proporções observando o tamanho da tela com relação a proporção total do objeto mencionado.
Você deve se perguntar: Qual a altura total do gameboy? E a largura total do gameboy?
Com a observação atenciosa, percebe-se que poderá utilizar o tamanho da tela como parâmetro para medir o comprimento total do objeto. Observe abaixo:
Repare como o gameboy tem em torno 2 vezes e meia o tamanho da tela. Assim fica mais fácil entender qual é a proporção geral deste objeto e entender como construir seu desenho de forma correta.
Como medir o alinhamento para fazer o desenho de observação
Outro ponto que ajuda a alcançar bons resultados no desenho de observação é se atentar aos alinhamentos. Ou, como eu gosto de chamar, de “relações invisíveis”. Uma parte da referência está sempre relacionada a outra. Toda referência está repleta dessas dicas invisíveis que te ajudam a encontrar a posição correta de cada elemento no seu desenho.
Por exemplo, com as relações invisíveis em mente, novamente você deve se perguntar: Onde está o alinhamento dos elementos do gameboy? É possível observar o enquadramento da tela em relação ao botão direcional do controle?
Assim sendo, é correto afirmar que a tela e o controle direcional estão bem alinhados com o canto direito da tela, ou seja a área cinza escuro do game boy:
Outro ponto que é facilmente observável, é que o botão direcional superior está bem alinhado com a parte interna da tela:
Já os botões denominados como “A” e “B” destacados em rosa no gameboy estão bem alinhados com o canto lateral esquerdo da tela (área cinza escuro):
Outra relação importante é que o botão B está exatamente no meio da área entre a tela e a porção final do game boy:
Assim, temos uma construção mental de todos os elementos importantes para colocar a mão na massa e desenhar com base na técnica de observação. A partir daqui você está apto a escolher um objeto de sua preferência e tentar colocar em prática tudo que aprendeu até aqui, mas não esqueça de ter em mente a dica da próxima etapa.
Constante verificação
A todo momento é necessário fazer uma constante verificação do que está sendo colocado no papel. É importante observar a referência que está utilizando antes de acrescentar o próximo passo.
Não esqueça de fazer questionamentos sobre as relações invisíveis, analisar com cautela cada traço, proporção, linha, alinhamento e assim a habilidade de compreender a régua visual será desenvolvida de forma clara e objetiva, facilitando o seu caminho na arte de desenhar.
Leve em consideração que o desenho de observação é o primeiro passo que você deve treinar e praticar para você conseguir desenvolver o tão sonhado desenho de imaginação.
Se você quiser se aprofundar ainda mais no assunto, não deixe de conferir o artigo sobre o Fundamentos do desenho: como desenhar qualquer coisa, com isso, todas essas dicas valiosas te levarão ao seu tão desejado objetivo final que é fazer desenhos extraordinários.
Se preferir, acompanhe esta aula em um vídeo no meu canal do Youtube e aprenda de forma prática e fácil como fazer um desenho de observação.
Me siga nas redes sociais :)